arte bizantina ,arte grega
TURMA: Moda 2014 – Estética e Historia da Arte
PROFESSORA: Maria Luiza
Abril de 2014
Arte Grega
Dos povos da Antiguidade, os gregos foram os que apresentaram uma cultura mais livre. A figura humana era o principal motivo na arte grega e refletia um respeito pelo equilíbrio. Valorizaram as ações humanas, na certeza de que o homem era a criatura mais importante do universo. Não se submeteram às imposições de sacerdotes ou de reis autoritários. O conhecimento, através da razão, esteve sempre acima da fé em divindades. A arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis eram seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. Eles tinham como características: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem e a mitologia.
Arquitetura
A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos. Os templos são as edificações que despertaram maior interesse. São construídos com pedras sobre uma plataforma que sustem colunas que eram construídas segundo os modelos da ordem dórica, jônica e coríntia. O espaço interno era pequeno, destinado às imagens de deuses e sacerdotes. Os cultos eram realizados na parte externa.
Ordem Dórica - Era simples e maciça. O fuste da coluna era monolítico e grosso.
Caracteriza-se pela coluna apoiada diretamente sobre a plataforma do templo. É a mais antiga das ordens arquitetônicas gregas, sua simplicidade e severidade, da uma ideia de solidez e imponência, traduzindo a forma do homem.
Ordem Jônica - Representava a graça e o feminino. A coluna apresentava fuste mais delgado e firmava-se sobre uma base decorada. A ordem jônica traduz a forma da mulher.
Ordem Coríntia - Era basicamente igual a jônica, seu capitel era formado com folhas de acanto e quatro espirais simétricas, muito usado no lugar do capitel jônico, de um modo a variar e enriquecer aquela ordem. Sugere luxo e ostentação.