Arte Romana e Bizantina
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
ESTÉTICA E ESTUDO DAS ARTES
ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO DE CONTEÚDO
1- Leia:
Os Romanos mostraram-se extraordinariamente inventivos no domínio do urbanismo. As "cidades novas", construídas durante a época imperial, muitas vezes a partir de acampamentos militares, espalharam a ordem romana até aos confins do Império. Esta concepção de cidade planejada, edificada com uma finalidade muito concreta e, por vezes, quase simultaneamente em cada uma das suas partes, só a voltaremos a encontrar no século XX.(UPJOHN et al., p. 48)
Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre a arquitetura na Antiguidade, pode-se afirmar:
1 - A arquitetura romana concentrou-se na construção de edifícios com finalidade religiosa, descuidando-se das obras de infra-estrutura e de atendimento às necessidades das populações urbanas.
2 - As cidades romanas do Período Imperial obedeciam a modelos urbanísticos voltados para "finalidade muito concreta", enquanto as cidades-estado da Grécia funcionavam para atender ao conjunto de ações necessárias ao exercício da vida social.
4 - A sobrevivência, até os dias atuais, de templos e palácios construídos pelos romanos decorre do uso de materiais resistentes e da aplicação de princípios arquitetônicos científicos conhecidos na época, fazendo-os resistir à ação do tempo e dos homens.
16 - A arquitetura romana expressava o caráter burocrático e pragmático da cultura dominante, enquanto a arquitetura grega se voltava para a representação dos elementos que fundamentavam sua mitologia e sua concepção de mundo.
A somatória das afirmativas corretas corresponde a alternativa
a) 17 b)23 c)22 d)18 e)20
2-A afirmativa CORRETA em relação à arte romana é
A)A pintura mural romana limitou-se às cópias de exemplos gregos, realizadas sob a forma de mosaicos.
B)As esculturas em busto, corpo inteiro e estátuas equestres constituem uma das temáticas mais marcantes da