Arte Romana e Bizantina
a) ( ) A formação cultural dos romanos foi influenciada principalmente por gregos e etruscos, que ocuparam diferentes regiões da península Itálica entre os séculos XII e VI a. C., não contribuindo muito para que Roma se tornasse o centro de um vasto império.
b) ( ) A história do império romano esta dividido em três grandes períodos Monarquico, Republicano e Imperial. Em 395 d. C., o Imperador Teodósio divide o império em duas partes: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e Império Romano do Oriente com capital em Constantinopla.
c) ( ) A arte romana assimilou a arte greco-helenistica, contribuindo para expressar a realidade vivida, e, da arte etrusca, mais popular contribuiu na busca por expressar um ideal de beleza.
d) ( ) Um dos legados culturais mais importantes deixados pelos etruscos aos romanos foi o uso do arco e da abóbada nas construções. Essas técnicas arquitetônicas permitiram aos romanos criar amplos espaços internos, livres do excesso de colunas.
e) ( ) No final do século I d.C., Roma já havia superado as influências grega e etrusca e estava pronta para desenvolver criações artísticas independentes e originais.
2-A respeito da Arquitetura dos templos e a concepção arquitetônica do teatro, assinale um X para a alternativa INCORRETA:
a) ( ) Os romanos costumavam erigir seus templos num plano mais elevado, de modo que a entrada só era alcançada por uma escadaria, construída diante da fachada principal. Esses elementos arquitetônicos – pórtico e escadaria – tornavam a fachada principal bem distinta das laterais e do fundo do edifício. Eles não tinham, portanto, a mesma preocupação dos gregos: fazer os lados do templo semelhantes dois a dois – frente e fundos laterais.
b) ( ) Nem todos os templos, porém, resultaram da soma da tradição romana com os ornamentos gregos. Enquanto a concepção arquitetônica grega