O que todo engenheiro deve saber
26/04/2011
Artigo do IEEE-USA Today’s Engineer, em tradução livre por Júlia Castro Mendes
Depois de se formar na faculdade, a primeira semana de Eric no emprego como engenheiro foi cheia de desafios de liderança e gestão – mas ele não percebeu isso no momento. Ele estava apenas fazendo o trabalho que lhe fora incumbido. Só trabalho ordinário de um engenheiro iniciante… ou assim ele pensava.
A primeira vista, a atribuição de Eric não parecia muito difícil. Ele foi convidado para auxiliar o engenheiro-chefe com os testes de um novo produto. No entanto, uma análise das tarefas da primeira semana de Eric revela aspectos da obra de engenharia que são praticamente liderança e gestão orientada. Sua missão incluía desafios, tais como:
Negociação com a fábrica para a entrega de unidades de teste
Planejamento do fluxo de unidades de teste pelo do laboratório de engenharia
Obtenção de recursos externos para atender suas necessidades rapidamente
Dirigir técnicos em relação aos procedimentos de teste
Estimar tempo para completar tarefas
Resolução de conflitos e problemas que estavam impedindo o progresso
Eric foi bem apoiado pelo engenheiro-chefe, outros membros sênior da equipe e seu gerente. Os engenheiros sênior cuidaram de questões difíceis relacionadas com o trabalho de Eric, mas Eric era o encarregado pelas tarefas fundamentais descritas aqui.
Habilidades como negociação, planejamento e influência são exemplos de competências de liderança e gestão. As habilidades técnicas que o trabalho de um engenheiro requer são realmente uma pequena porcentagem das competências necessárias para ser bem sucedido. As competências interpessoais, capacidade empresarial, e sim – as habilidades de liderança e gestão – todos são exigidos em trabalhos de engenharia. E enquanto os engenheiros avançam na profissão, liderança e gestão de competências se tornam mais importantes, independentemente de estarem