Introdução a engenharia civil
Problema apresentado: Mobilidade Urbana
Aluno: Pedro Paulo Figueiredo Freire nº matricula: 1410525
Turma: 15 M6AB Professor: Ari Holanda.
1 - Identificação do problema e suas causas:
(A): definição do problema apresentado, relacionando a engenharia civil.
(B):Apresentação de seus efeitos e consequências.
(A-) A mobilidade urbana visa proporcionar uma maior rapidez ao se deslocar na cidade, independente do destino final, entretanto, o constante crescimento de veículos nas vias e a pequena demanda de serviços públicos na área de transporte coletivo e de qualidade das vias, geram um grande problema na mobilidade urbana, fazendo-a ser demorada e estressante para os cidadãos. A engenharia civil esta diretamente relacionada com esse problema, pois é responsável pelo planejamento e construção das estruturas das vias, pelos tuneis e via dutos e executar o planejamento de mobilidade urbana elaborado por um arquiteto.
(B-) O problema de mobilidade urbana acarreta diversos efeitos negativos e consequências para a cidade e para os cidadãos como, as horas perdida no transito, a incerteza de chegar a tempo ao destino final, a péssima qualidade das vias que ocasionam diversos acidentes de transito como colisões entre carros, podendo causar vitimas fatais. E consequentemente prejudica ate a economia, pois com a precária linha férrea que o Brasil possui os fretamentos são realizados por caminhões que acabam encarecendo o frete e diversas vezes não chegam a tempo por conta da péssima condição das rodovias que não deixam os veículos circularem em harmonia.
2- Possíveis soluções
(C): Alternativas de solução.
(C-) Para solucionar este problema devem-se qualificar as vias urbanas e as rodovias, alargando-as para terem condições de receber uma maior demanda de veículos ao