Língua espanhola com língua estrangeira:
REPENSANDO A MANEIRA DE DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Agatha Christie de Souza* RESUMO
O presente estudo busca uma reflexão do ensino do idioma espanhol através do lúdico. O principal objetivo é apresentar a maneira lúdica de ensinar, ao público adolescente, já que, esta é geralmente relacionada à Educação Infantil ou Fundamental.
A falta de material didático faz com que a ludicidade seja um importante auxílio no processo de ensino aprendizagem do Espanhol. O lúdico pode ser um importante meio incentivador de auxílio a aquisição de uma segunda língua. Com a utilização de jogos o educando passa a aceitar regras, esperar sua vez, trabalhar com suas frustrações, ponderar suas atitudes, descobrir, além de ter sua curiosidade estimulada. Entretanto o que promove a aprendizagem, é o clima de discussão, troca entre professor e aluno, permitindo tentativas, tolerando os erros e acima de tudo promovendo a análise destes.
Os objetivos do presente trabalho apresentam como base a valorização do processo de ensino-aprendizagem tendo em vista a dificuldade em relação ao material didático disponível na escola pública, a ludicidade como principal auxílio da parte teórica, de forma a tornar o ensino mais descontraído e prazeroso. o embasamento teórico foi predominante em Teixeira (1995), Chateau (1987), Piaget (1987), Kisshimoto, 2003, entre outros.
Palavras - chave: Lúdico. Aprendizagem. Língua Espanhola. Ludicidade.
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem como proposta principal a abordagem lúdica no ensino da Língua Espanhola como língua estrangeira, mas também mostrar que a ludicidade apesar de geralmente ser associada à Educação infantil, pode ser uma importante aliada ao ensino de adolescentes. Através de experiências em sala de aula e de estudo de obras relacionadas ao tema, observando seus aspectos mais complexos.