Resernha critica
ISADORA CRISTINA VASCONCELOS COSTA
MOBILIDADE, IDENTIDADE E GASTRONOMIA
Belo Horizonte
2012
ISADORA CRISTINA VASCONCELOS COSTA
MOBILIDADE, IDENTIDADE E GASTRONOMIA
Resenha crítica apresentada como exigência parcial para a disciplina História e Patrimônio, do curso Graduação Tecnológica em Hotelaria da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação da Prof. Graziela Arabe Milanese.
Belo Horizonte
2012
MOBILIDADE, IDENTIDADE E GASTRONOMIA
Maranhão, Ricardo. Mobilidade, Identidade e Gastronomia. VI Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. 2009. São Paulo. 11 p.
Ricardo Maranhão é um doutor em história pela Universidade de São Paulo, professor de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi e Coordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira. Com este trabalho ele procura examinar a hipótese de que a extrema mobilidade geográfica, representada pela interminável saga das migrações internas brasileiras, é responsável pela veiculação de valores e hábitos culturais em geral, e alimentares em particular, capazes de moldar a própria construção de uma cultura brasileira e uma identidade culinária nacional.
De acordo com Ricardo Maranhão, a região Nordeste perdeu mais gente do que todas as outras regiões brasileiras. Entretanto, ele ainda afirma que não são só os nordestinos saem de suas terras para outros universos. Um estudo realizado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em 2010 mostra exatamente o que foi exposto pelo professor. Os maiores fluxos migratórios se dão de dentro da região Sudeste e do Nordeste para o Sudeste. Segundo este estudo, migra-se de uma região para outra – ou internamente às regiões – com a intenção de melhoria das condições pessoais ou da família. Migra-se para atenuar as dificuldades vividas na origem, sejam ligadas ao baixo dinamismo das economias locais ou às vulnerabilidades e carências no sistema de proteção social.
Neste