O lúdico no ensino da lingua portuguesa
Entre os desafios da educação destaca a efetivação do processo de alfabetização,no tocante ao letramento e ao pleno domínio do universo da leitura e da escrita São metas do PNE(Plano Nacional de Educação) a elevação do índice do IDEB atualmente no Brasil é de 5.0, última atualização feita em 2011 para as séries iniciais do Ensino Fundamental.De acordo com os dados o Brasil atingiu todas as metas estabelecidas e em todas as etapas do ensino básicos – anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e médio.Nos anos iniciais o Ideb ultrapassou não só a meta para 2011 ( de 4,6), como também a proposta para 2013, que era de 4,9.
Na avaliação do ideb duas áreas são evidenciadas o conhecimento matemático e o conhecimento linguístico (leitura , escrita e interpretação) considerando matrizes de competências e aprendizagem em sala de aula, principalmente, nas séries onde temos o princípio do contato com as primeiras palavras.
Quando falamos em letramento estamos vislumbrando o conceito de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita enquanto alfabetizar é um processo do letramento que é a ação de ensinar/aprender a ler e a escrever. A criança mesmo não alfabetizada, já pode ser nserida em um processo de letramento. Pois ela faz a leitura incidental de rótulos,imagens,gestos,emoções.O contato com o mundo letrado é muito antes das letras e vai além delas.É preciso tornar o ato de aprender prazeroso, preservando o conteúdo no ponto de vista conceitual,atitudinal e procedimental e mesmo assim divertida.
O lúdico em sala de aula é promover o encantamento pelo saber, descobrindo sua aplicabilidade e importância no cotidiano de modo sutil e eficaz.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.
Observamos que os professores de Língua Portuguesa, ao longo do tempo, em sala de aula, percebem as dificuldades que os alunos tem em ler e interpretar, entre, outros problemas como trabalhos de leitura.
Existem diversas formas de leitura, que