Geraldi
O LÚDICO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Lidiane Cristina de Araújo
Dissertação de Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa – PLE/PL2
Fevereiro, 2011
Faculdade de Letras Universidade de Lisboa
O LÚDICO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Lidiane Cristina de Araújo
Dissertação de Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa – PLE/PL2
Orientada pela Professora Doutora Maria José Reis Grosso
Fevereiro, 2011
Aos imigrantes brasileiros residentes ou de passagem em Portugal, que enfrentam a ausência da família, os dias cinzentos dentro de nós, o inverno rigoroso e tantas outras dificuldades em busca de dias melhores.
AGRADECIMENTOS
Aos meus pais, por me ensinarem o valor do estudo. À Professora Doutora Maria José Grosso, pelo acompanhamento desta pesquisa. Aos alunos e professores da Escola 2, 3 das Olaias, pois sem eles não teria realizado este trabalho. À minha querida família que mesmo distante se fez presente em todos os momentos com sentimentos de perseverança e otimismo. À amiga e colega Renata Monteiro, por ter compartilhado comigo os sentimentos de ansiedade, de dúvida, de desânimo e decepção, bem como os de entusiasmo, de confiança, de alegria e de descobertas no decorrer de todo o curso e da redação dessa dissertação. A Rui Carvalho, que com seu carinho cuidou do meu coração com serenidade e amor. À Ana Fraga pelo gentil acolhimento e amizade. Aos colegas David Aboim, Cristina Hilzbrich, Eunice e Francisco Gonçalves, pela companhia no período das aulas e pelas conversas alegres.
CONVENÇÕES
Esta dissertação foi escrita em Português do Brasil respeitando o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
O saber é como essa Árvore do Paraíso. Dentro de cada um, tenta, impulsiona, convoca, busca a certeza da verdade absoluta e impossível. No entanto, ao comer do seu fruto, podemos perder a felicidade incorpórea do Éden. Sem