Gestão financeira
1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
Porque caso não houvesse escassez de recursos não teria razão para pensar em que, quanto, como e para quem produzir já que todas as pessoas do planeta teriam acesso a todos os recursos disponíveis dado que os recursos seriam ilimitados e por isso todos os produtos poderiam ser produzidos em unidades ilimitadas.
Um detalhe importante é que se não há escassez de recursos os produtos não teriam valor monetário algum pois a curva de oferta seria ilimitada e por isso a demanda cruzaria com ela quando o preço fosse zero.
3. Explique o formato de curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.
5. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
• Bens de capital:São utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo.
• Bens de consumo: São bens que destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. Podem ser classificados como duráveis (geladeiras, fogões automóveis) e não duráveis (alimentos, produtos de limpeza).
• Bens intermediários: São transformados ou agregados na produção de outros bens e são consumidos totalmente no processo produtivo (insumos, matérias-primas e componentes).
• Fatores de produção: São constituídos pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.
6. O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique.
Argumentos positivos: Não envolvem juízo de valor, e referem-se a proposições objetivas, tipo se A, então B.
Ex:Se o preço da gasolina aumentar em relação a todos os outros preços, então a quantidade que as pessoas irão comprar de gasolina caíra. É uma analise do que é.
Argumentos normativos: São relativos a uma análise que contém, explicita ou