O LÚDICO E A LITERATURA INFANTO-JUVENIL: FERRAMENTAS PARA AQUISIÇÃO DE LEITURA
FERRAMENTAS PARA AQUISIÇÃO DE LEITURA
Gicélia Maria Souza de Jesus (FSLF) 1
Profa. Msc. Sara Rogéria Santos Barbosa (FSLF) 2
RESUMO
O presente trabalho enfoca a necessidade de analisar a importância do lúdico e a literatura infanto-juvenil, como ferramentas para aquisição da leitura. O tema abordado foi escolhido a partir de uma experiência vivida ao estagiar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr.
Carvalho Neto em uma turma de 6° ano. Durante o estágio foi possível perceber que atualmente grande parte dos alunos não tem interesse pelo estudo formal, sendo assim há necessidade de pensarmos em metodologias que estimulem nos alunos do ensino fundamental o hábito pela leitura, tendo como principal instrumento o lúdico e a literatura infanto-juvenil.
O artigo tem por objetivo analisar o estudo da ludicidade segundo autores no ensino de língua portuguesa e como inserir o lúdico enquanto ferramenta de aquisição de leitura, para isso, é necessário compreender a importância das transformações sociais para o ensino de língua portuguesa, traçar breves comentários sobre o surgimento da literatura infanto-juvenil no
Brasil e no mundo. Este trabalho foi realizado através de pesquisas bibliográficas, utilizando autores que tratam do lúdico, da literatura infanto-juvenil e língua portuguesa incluindo alguns aspectos históricos, bem como a importância de cada um para o ensino dessa língua. A pesquisa inicia-se com alguns aspectos históricos da literatura infanto-juvenil reservando um espaço para José Bento Renato Monteiro Lobato considerado “o pai” da literatura infantojuvenil Brasileira em seguida tratamos do conceito da palavra lúdico e sua importância para o ensino de língua portuguesa, enfoca algumas transformações ocorridas no ensino de língua ao longo dos anos.
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil. Leitura. Língua Portuguesa. Lúdico.
ABSTRACT
This paper focuses on the need to analyze the