O ensino da lingua espanhola no brasil
LÍNGUA
ESPANHOLA NO
BRASIL
Tathiane Cristino
Segundo César Coll “a educação designa o conjunto de atividades mediante as quais um grupo assegura que seus membros adquiram a experiência social historicamente acumulada e culturalmente organizada” (COLL, 1987, P.41)
Justificativa
Portanto, o conceito de educação constitui-se com base na somatória
Justificativa
entre o desenvolvimento individual e a cultura, as relações entre o sujeito e o contexto no qual está inserido. Tendo em vista a importância do Espanhol no Brasil, visto que o país faz fronteira com vários países
“hispanohablantes”, podemos perceber que a nossa cultura atual é um misto de tantas outras culturas, e que o Espanhol tem for tem forte influência na mesma.
Sendo assim, é importante analisar como se dá a implantação do ensino da Língua Espanhola no nosso processo educacional, principalmente na educação pública.
Objetivos
Analisar
a importância da língua espanhola para o ensino
brasileiro no atual contexto e as problemáticas que permeiam o processo de ensino/aprendizagem dos aprendizes desta língua. Lei de Diretrizes e Bases
• Com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da
Educação (Lei 9.394) de 20 de dezembro de 1996, a língua estrangeira ganha novo espaço dentro da instituição escolar brasileira, sendo agora inclusa desde o Ensino Fundamental:
•
Art. 26 – Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser completada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
•
§ 5° - Na parte diversificada do currículo será incluído,
obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.
Já para o Ensino Médio, a mesma Lei prevê:
• Art. 36 – O currículo do