A Implanta O Da L Ngua Espanhola No Brasil
CURSO DE LETRAS: PORTUGUÊS/INGLÊS
A IMPLANTAÇÃO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL
Caratinga
2014
AYANE GOMES FREITAS
GEISIANE SOARES MOTA
JOSIANE MARIA RODRIGUES
LUANA CARLA DA SILVA GOMES
A IMPLANTAÇÃO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL
Pesquisa acadêmica apresentada ao Prof. Elias Marcelino Alves como exigência do curso de graduação em Letras do Centro Universitário de Caratinga, como requisito parcial para aprovação nas disciplinas do 1° Período de Letras: Português/Inglês.
Caratinga
2014
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa visa analisar e discutir as dificuldades da implantação da lei 11.161/2005 que tem como objetivo incluir na grade curricular das escolas públicas e privadas o ensino da língua espanhola, no âmbito do ensino médio. A discussão está relacionada ao déficit de profissionais capacitados para assumir os cargos e também ao material didático usado. O ensino do espanhol vem crescendo no Brasil, mas isso não significa que a maioria das escolas já oferece esse segundo idioma, que é falado em 21 países como língua oficial e por mais de 450 milhões de pessoas em todo o mundo. Todo esse crescimento no ensino de espanhol vem graças ao MERCOSUL, que surgiu em 1991, e vem ganhando força e espaço no cenário brasileiro.
O objetivo do trabalho é apresentar o cenário atual do ensino da língua espanhola no Brasil, além de abordar e reconhecer algumas das dificuldades da implantação de uma segunda língua moderna no currículo escolar e também analisar o déficit de profissionais capacitados .
A IMPLANTAÇÃO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL
HISTÓRICO
Para discutirmos sobre a dificuldade da implantação do espanhol nas escolas brasileiras, primeiro precisamos observar que nos últimos vinte anos a preferência por línguas estrangeiras nas escolas foi dada ao inglês, francês e alemão, ou seja, a língua espanhola ocupou pouco ou nenhum espaço na aprendizagem de línguas do país. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO,