A espanhola no ensino medio
ROSELI APARECIDA PANDIAN PEREIRA – RA:1014603
O PAPEL EDUCATIVO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO
MARÍLIA
2012
ROSELI APARECIDA PANDIAN PEREIRA - RA - 1014603
O PAPEL EDUCATIVO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO
Pré – Projeto de Pesquisa apresentado a Universiade Paulista – UNIP - Pólo Marília - SP – Curso de Graduação – Licenciatura em Letras (Português/Espanhol), como requisito para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso.
MARÍLIA
2012
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA:
O PAPEL EDUCATIVO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO
1. INTRODUÇÃO
O ensino da Língua Espanhola, atualmente introduzida na grade curricular do Ensino Médio no Brasil, tem despertado interesses, curiosidades e críticas.
Durante o período de estágio pude observar que alguns alunos apresentavam questionamentos sobre a relevância do aprendizado da disciplina Língua Estrangeira - Espanhol e sobre o uso desta língua no contexto social em que eles vivem.
O objetivo desta pesquisa é refletir e encontrar subsídios para responder ao questionamento destes alunos de forma clara e incentivadora.
2. OBJETIVOS
Objetivos gerais: conhecer a condição atual da língua espanhola e abordar a inclusão deste idioma no Ensino Médio brasileiro.
Objetivos específicos: estudar a função educativa da Língua espanhola no ensino médio, tendo como base principal as especificações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1999) e das Orientações curriculares para o Ensino Médio – Língua Espanhola (2006) e pesquisar outros referenciais teóricos que possam contribuir para responder questões como: por que e para que o aluno deve estudar a Língua Espanhola, a função educativa deste idioma para a formação social e cultural do individuo. Qual a sua contribuição para formar o aluno como cidadão local e global, indo além do caráter veicular de uma língua estrangeira, tratar de temas como a diversidade, alteridade e