Líder facilitador
Líder facilitador é aquele responsável por orientar e acompanhar os demais colaboradores na realização de suas respectivas tarefas. Seu principal objetivo é promover o desenvolvimento pessoal dos colaboradores. A função chave do líder facilitador é servir os indivíduos no ambiente de trabalho, de modo que possam desenvolver plenamente suas atividades, da maneira que melhor lhes convir. Assim, estes poderão encontrar no trabalho um sentido além do econômico, aumentando a produtividade e a rentabilidade da organização sem perdas psicológicas graves (Dejours, 1992).
Os líderes facilitadores pensam e agem com o intuito de promover o desenvolvimento pessoal dos colaboradores, pois estão certos de que eles possuem plena capacidade de aprendizado e potencial criador. Os líderes que se colocam como catalisadores, e não como manipuladores do poder, geram uma casta de indivíduos autônomos que prestam serviços, mas não subserviência.
O líder facilitador preocupa-se em eficácia e eficiência, realizando os objetivos traçados da melhor maneira possível. Mesmo com a presença de muitos indivíduos maquiavélicos no cotidiano organizacional, espera-se haver um despertar para os interesses comuns voltados ao desenvolvimento de toda a sociedade, onde muitos serão favorecidos, e não alguns poucos.
Por trás de um líder facilitador eficiente e eficaz, deve haver uma pessoa de valores éticos claros, que conhece a si mesmo profundamente e, assim, pode respeitar o próximo.
Proporcionar a capacitação do funcionário, sabendo explorar suas aptidões, é faculdade inerente ao papel do líder facilitador, que deve dar suporte à sua área para enfrentar os “desgostos” no ambiente de trabalho, servindo como facilitador e integrador, não como agente fiscalizador e intervencionista (Bridges, 1995). Para Harman e Hormann (1990) o líder atual tem muito mais ligação com a transmissão de uma visão orientadora, pois o gerenciamento está relacionado com a noção de