VERMELHO E VERDE
Categorias: Confiança/ Cooperação/ Liderança/ Negociação e gestão de conflitos/ Poder de persuasão e influência/ União -
Objetivos: Estimular a competição entre equipes, focando a importância da sintonia entre as partes para o bom desenvolvimento do todo e discutir processos de confiança entre grupos. Enfocar a relação "ganha X ganha" como processo de desenvolvimento.
Nº de Participantes: de 12 a 32 participantes
Material: Cartões coloridos (4 verdes e 4 vermelhos), flip-chart e caneta hidrocor para anotar os resultados.
Desenrolar: O facilitador divide o grupo em 04 equipes e informa que trata-se de um jogo do grupo com o facilitador ( passar esta informação suscintamente).
Distribui 2 cartões para cada equipe, sendo um vermelho e um verde.
Informa-se que o jogo consiste na escolha de uma cor por cada uma das equipes (representada pelo cartão que será exibido) e ao final da escolha das equipes será avaliada a pontuação (conforme quadro de pontuação em anexo, que deve estar exposto na sala). No total o jogo conta com 10 rodadas de escolha de cores. Explicar a pontuação.
As equipes devem definir um nome para sí.
As equipes são proibidas de comunicar-se uma com as outras.
A escolha da cor por cada equipe deve ser em consenso e sigilosa para as demais equipes.
Após a escolha das equipes o facilitador pede que um de cada equipe exiba o cartão selecionado. Todas as equipe irão exibir seu cartão ao mesmo tempo (como "dois ou um"). O facilitador anota a cor que cada equipe escolheu na rodada, assinalando-as no flip-chart e pontuando-as conforme a tabela abaixo. É importante tratar esta parte da dinâmica com suspense, pois assim estimulamos a competição. Estimular o grupo com maior ponto.
Proceder desta forma da 1ª a 4ª rodada.
O que ocorre é que as pessoas vão tender a jogar vermelho porque a equipe ganha mais pontos, porém em detrimento de outra equipe. Se as equipes jogarem vermelho e verde , sempre alguém