A liderança no processo de mudança organizacional
UM LIDER FACILITADOR
ARAUJO, Prycila Rodrigues
BARBETTA, Alfredo
RESUMO
Pesquisa sobre quais características um líder deve ter diante das organizações no momento da mudança. O referido trabalho foi realizado baseando em teorias que tratam da matéria, com o escopo de demonstrar a evolução do gerente no processo de Mudança Organizacional. Abordam-se as suas definições e a necessidade de uma maior atenção das organizações nesse sentido.
Palavras-Chave:Liderança, Mudança Organizacional e Habilidade.
1 INTRODUÇÃO
A sociedade atual é palco de discussões cada vez mais polêmicas sobre a transição que as organizações vêm sofrendo, cujas configurações levam a crer que as transformações serão significativas e até radicais nas próximas décadas.
As mudanças na sociedade exigem adaptações constantes do contexto organizacional e afetam fundamentalmente, o comportamento e a inserção do ser humano na organização e nas relações de trabalho.
O Líder diante da Mudança Organizacional deve ter várias características para uma boa Liderança e facilitar o processo. A necessidade de mudança está presente na civilização desde sempre. Deste modo, o tema trata de um breve esclarecimento sobre as características essenciais de um Líder facilitador.
2 A LIDERANÇA NO PROCESSO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Na atualidade as organizações sofrem com a constante mudança mercadológica e social obrigando-as a assumir também mudanças. Assim as organizações devem assumir atitudes mais ativas diante do novo cenário, que, segundo Vergara e Branco (1995) “são a adaptabilidade às mudanças, a flexibilidade, a responsabilidade social e o comprometimento com a aprendizagem”. Organização e indivíduo necessitam urgentemente dessas qualidades. Os indivíduos que ocupam posições de mando devem possuir habilidades específicas, quais sejam: gerir a competitividade, complexidade, adaptabilidade, equipes, incerteza e aprendizado (Vergara e Branco, 1995).