Celulose alpha
Resposta: Promover o desenvolvimento das lideranças da organização. Para tanto, a empresa implantou um programa de DO com foco na formação de líderes, pois a mesma percebeu a necessidade de buscar formas para suportar o desenvolvimento contínuo de suas lideranças, face à necessidade da empresa em estar preparada não apenas para o crescimento, mas também para a sucessão das lideranças, fruto de processo de renovação natural.
2.Quais as características da cultura da empresa em estudo?
Resposta: Sabemos que cultura organizacional é o modo de vida próprio de cada organização, baseado num conjunto de crenças, normas, regras e valores.
Entre as diversas características da cultura da empresa em estudo, podemos citar que a mesma possui uma cultura organizacional dinâmica, é uma empresa que se adapta as condições ambientais; conta com o comprometimento e participação de todos em seus processos; além de ser uma empresa que acredita e aposta em mudanças.
3.Como você percebe o cenário de negócios e quais as mudanças percebidas no cenário?
Resposta: É um cenário que confirma a necessidade da organização de conduzir um processo de mudança pautada no desenvolvimento individual e coletivo dos seus profissionais e da organização como um todo.
Já as mudanças percebidas, foram muitas, mas entre elas podemos citar que a prática do DO que foi esquecida pela academia, ainda sobrevive no contexto empresarial , com algumas adaptações mas sem perder a sua essência , que são os conceitos e fundamentos característicos dessa estratégia de mudança e de reaprendizado individual e coletivo.
4.Qual a proposta do artigo?
Resposta: A proposta do artigo é descrever e analisar a operacionalização do processo de DO, verificando os impactos na formação de lideranças da empresa Alpha, fundamentando-se na perspectiva comportamental, enfocando aspectos como desenvolvimento organizacional, mudança organizacional e as teorias de