Contabilidade Rural Aula 2
GUIA 2- ATIVOS
BIOLÓGICOS
CONTABILIDADE RURAL
1.Introdução
Conforme Marion(2015), a contabilidade de ativos biológicos abrange tudo aquilo que nasce, cresce e morre, desde as culturas temporárias e permanentes até os animais, rebanhos de reprodução e corte.
Com a harmonização das normas contábeis brasileiras aos padrões internacionais, o
Brasil, com mais de 100 países, passa a praticar um novo modelo contábil na atividade rural. 1.1.Conceitos
Antes de iniciarmos nossos conceitos, devemos alertar que os ativos biológicos e um tema de debate e discussão em várias esferas do conhecimento, para tanto, iremos se pautar no Pronunciamento Técnico 29 que trata do referido assunto, este pronunciamento deve ser aplicado para produção agrícola, considerando como vimos no nosso GUIA 1, que assim deve ser considerada aquela obtida no momento e no ponto de colheita dos produtos advindos dos ativos biológicos da entidade. O referido pronunciamento que após este ponto “Colheita” ou momento deve-se ser aplicado o CPC 16- Estoques, ou outro pronunciamento mais adequado.
Para ampliar nossa compreensão a seguir será apresentada uma tabela exemplificando quando é um ativo biológico, produto agrícola e por fim o produto resultante do processamento depois da colheita.
Bacharelado em Ciências Contábeis
Ativos biológicos
Produto agrícola Produtos resultantes do processamento após a colheita Carneiros
Lã
Fio, tapete
Árvores de uma plantação
Madeira
Madeira serrada, cellulose
Algodão
Plantas
Cana colhida
Fio de algodão, roupa
Açúcar, álcool
Café
Café limpo em grão, moído, torrado Gado de leite
Leite
Queijo
Porcos
Carcaça
Salsicha, presunto
Arbustos
Folhas
Chá, tabaco
Videiras
Uva
Vinho
Árvores frutíferas
Fruta colhida
Fruta processada
Os ativos biológicos estão divididos em consumíveis, que são gados destinados a produção de carne, gado para venda, plantação de milho, trigo e árvores para obtenção de madeiras. Já os