Liderança Facilitadora
O que é
Foi-se o tempo que as corporações focavam em resultados sem levar em conta suas pessoas.
Hoje, entende-se que uma equipe afinada, coesa, com objetivos em comum, comunicação eficaz bem orientada é a chave para que a produção das empresas seja otimizada, respeitando as qualidades de cada membro do time e usando-as a seu favor para construir um ambiente apropriado à criação e à execução de tarefas. Ou seja, para se transformar um grupo em equipe, necessita-se de muito trabalho de desenvolvimento interpessoal, reforçando o processo de confiança e comunicação entre os membros.
Para se chegar a esse ponto, é preciso investir bastante e de forma constante naqueles que estão à frente dos grupos e têm a responsabilidade de deixá-los capacitados e eficientes: os líderes. Atualmente, a liderança facilitadora é uma das melhores formas de incentivar e construir equipes. http://www.vosdesenvolver.com.br/detalhe/lideranca-facilitadora-e-o-sucesso-das-organizacoes-5.html Características
Na liderança facilitadora, é considerada a capacidade do líder de inspirar, guiar, estimular os grupos, por intermédio das características que deve desenvolver em si e também nos seus parceiros profissionais. Visa coordenar os esforços dos indivíduos, a fim de aumentar o potencial de cada colaborador.
Por trás de um líder facilitador eficiente e eficaz, deve haver uma pessoa de valores éticos claros, que conhece a si mesmo profundamente e, assim, pode respeitar o próximo.
O líder facilitador tem fé em si e nos seus colaboradores. Mas deve existir dúvida para questionar, desafiar e testar. É vital manter o equilíbrio entre fé e dúvida, e preservar a confiança mútua.
Funções do líder facilitador
A função chave do líder facilitador é servir os indivíduos
Com a confiança pode-se encontrar alguns componentes:
Constância - Por mais surpresas que o líder possa encontrar no caminho, ele não cria surpresas para o grupo. Líderes são coerentes e