gestão
1- De acordo com Aranha (2006, p.201), a educação burguesa no século XIX, tem como objetivo formar uma consciência nacional e patriota. Descreva os ideais da educação: Alemã, Francesa e Inglesa.
Ed. Alemã: o Ministro da Prússia, wilhelm Von Humboldt(1767-1835)Filósofo e linguista fez reformas que deram ênfase a integração dos graus de ensino,ele esperava que todos tivessem direito e acesso a escola de formação geral,e que a procura das escolas profissionais dependesse apenas da vontade de cada um.No entanto essa possibilidade não existia de fato,ainda assim era boa a oferta de escolas profissionais,destinadas a preparar para as tarefas de oficina,do comercio e daagricultura.Inclusive os patrões eram obrigads a facilitar o horário de trabalho,para permitir que os empregados freqüentassem o curso.
Educação Francesa: No sec.XIX Napoleão adotou uma política autoritaria e centralizadora do ensino,voltou sua atenção sobre tudo para a universidade e o envsino secundario,deixando o ensino secundario a cargo das ordens religiosas.Após a queda de napoleão,quando foram estabelecidas relações com a inglaterra,os franceses aproveitaram-se das técnicas de ensino multúo ou mutúo,ou monitorial,afim de atender as reivindicações de educação para as crianças da classe trabalhadora.
Educação Inglesa; Na inglaterra a situação foi um pouco diferente,devido a tradição de pequena intervenção do estado,a educação continuou como funçao da sociedade civil,subvencionada por Igrejas ou fundações particulares,dada a necessidade de ampliar a alfabetização em uma sociedade em pleno crescimento industrial,surgiram propostas as mais diversas,em singular a experiência do ensino multúo ou sistema monitótial,aplicada pelo angliano Bell(1753-1832 )em suas respectivas escolas destinadas a crianças pobres,adotaram o sistema de munitoria,em que o professor não ensina todos os alunos,mas preparam apenas os melhores para que por siua vez atendam grupos de