Mata Atlântica
Dimensão/área aproximada: 52.000 km².
Características da flora/vegetação: Árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa.
Diversidade da flora/vegetação: peroba, cedro, ipê, jacarandá, pau-brasil e outras.
Diversidade da fauna: Tatu-canastra, Tamanduá bandeira, Bugio, Mico-leão-dourado.
Características da fauna: possui várias espécies distintas, várias delas endêmicas, ou seja, são encontradas apenas na Mata Atlântica.
Clima predominante: Clima predominante é o tropical úmido.
Informações históricas importantes: Chegou a ocupar, aproximadamente, 15% do território nacional, em processo de extinção. Desde a chegada dos portugueses ao Brasil quando se iniciou a extração do pau- brasil(importante árvore da Mata Atlântica).
UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: existem 131 unidades de conservação federais, 443 estaduais, 14 municipais e 124 privadas, distribuídas por dezesseis estados, com exceção de Goiás, no Brasil.
PANORAMA GERAL E CONSERVAÇÃO: Na região da Mata Atlântica é onde residem cerca de 70% da população brasileira, o que é refletido no alto grau de desmatamento que sofreu o bioma. Apesar de legalmente protegida, a perda e fragmentação dos hábitats, caça e extração predatória de produtos florestais, tal como a conversão de áreas de floresta em campos cultivados não diminuíram: entre 2002 e 2008, houve uma supressão de 2.742km², sendo Minas gerais, o estado que mais desmatou. o grau de conservação de ecorregiões desse bioma varia, com ecorregiões que possuem até mais de 20 % da cobertura original (como a ecorregião da Serra do Mar) até outras que conservam apenas 3 % da cobertura original (como as Florestas do Interior, encontradas no interior de São Paulo, oeste do Paraná e Minas Gerais).
DESMATAMENTO: desmatamento na Mata Atlântica entre os anos de 2011 e 2012 causou a perda de uma área de 235 km² de floresta (que inclui mangues e restingas),