Mata Atlântica
Ensino Médio Normal
Mata Atlântica
Cândido de Abreu 09/2014
Mata Atlântica
Trabalho de Geografia destinado para obtenção de nota parcial do 3° Bimestre sobre a Orientação do Professor Ramon
Cândido de Abreu 09/2014
Introdução.
No texto a seguir iremos falar sobre a Mata Atlântica, sobre a sua biodiversidade, sobre o seu bioma, sobre as suas espécies animais e vegetais, sobre a sua extenção e também sobre a sua perca de extenção.
Mata Atlântica.
Originalmente cobria uma área de 1 milhão de km², é um dos biomas mais importantes para a preservação da biodiversidade brasileira e mundial, mais é também o mais ameaçado. Restam apenas 7% da área original da Mata Atlântica. Desses 7% remanescentes, quatro quintos estão localizados em propriedades privadas. As unidades de concervação abrangendo esse bioma constituem apenas 2% da Mata Atlântica original, que foi o hábitat do pau-brasil, hoje quase extinto.
Desde o descobrimento do Brasil, no entanto, até os dias de hoje a área de mata foi reduzida a aproximadamente 7% da sua área original. Mais de 3.000 dos 5.507 municípios brasileiros ocupam hoje a área que originalmente foi a Mata Atlântica. Cerca de 108 milhões de habitantes vivem nas áreas de influência da Mata Atlântica.
A contínua devastação e fragmentação dos remanescentes florestais existentes, o que coloca a Mata Atlântica em péssima posição de destaque, como um dos conjuntos de ecossistemas mais ameaçados de extinção do mundo.
A Mata Atlântica está presente tanto na região litorânea como nos planaltos e serras do interior, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Ao longo de toda a costa brasileira a sua largura varia entre pequenas faixas e grandes extensões, atingindo em média 200 km de largura.
Apresenta um dos biomas mais ricos e ao mesmo tempo mais ameaçados do planeta. O total de mamíferos, aves, répteis e anfíbios que ali