trabalho sociologia
CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
FACULDADE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
LEONARDO KLEEMANN 12147333
JULIANA TOLEDO 12019972
MAISA COSTA 12066528
THIAGO SILVA 12127072
TRABALHO DE SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO – MOVIMENTO MUSICAL BOSSA NOVA
Campinas
2014
TRABALHO DE SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO – MOVIMENTO MUSICAL BOSSA NOVA
Trabalho apresentado para aproveitamento na disciplina Sociologia da Comunicação, sexto semestre do período matutino, do curso de Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Orientador: Prof. Mestre Matheus Berto
Campinas
2014
1. A explicação do que é o movimento e seus principais ideais
O que é a Bossa Nova?
A Bossa Nova é um movimento da música popular brasileira surgido no final da década de 1950 na capital fluminense. Também é considerado um gênero musical brasileiro conhecido em todo o mundo.
Palavra
Bossa: termo da gíria carioca que significava 'jeito', 'maneira', 'modo'.
A palavra bossa apareceu pela primeira vez na década de 1930, em Coisas Nossas, samba do popular cantor Noel Rosa: O samba, a prontidão/e outras bossas,/são nossas coisas(...).
A expressão bossa nova passou a ser utilizada também na década seguinte, para aqueles sambas de breque, baseado no talento de improvisar paradas súbitas durante a música para encaixar falas.
Movimento
A bossa era, acima de tudo, um movimento da emergência urbana do país na fase desenvolvimentista da presidência de Juscelino Kubitschek (1955-60).
Uma das principais características do movimento era a batida do violão de João Gilberto, insparada no jazz norte-americano, além das suas letras que, contrastando com os sucessos de até então, abordavam temáticas leves e descomprimidas. A forma de cantar também se diferenciava da que se tinha na época. Segundo o maestro Júlio Medaglia, "desenvolver-se-ia a prática do canto-falado ou do cantar baixinho, do texto bem pronunciado, do