Segurança da Informação
Inicialmente precisamos entender qual seu significado, em que consiste e do que se trata a Segurança da Informação. Feito isto, seremos capazes de compreender a importância de sua implementação para as empresas.
A definição de Segurança da Informação diz “É a proteção da informação de vários tipos de ameaças, tem como objetivo garantir a continuidade do negócio, protegendo os ativos, de forma a minimizar ao máximo os riscos possíveis e tornar maior o retorno em relação ao investimento.”
Quando citamos segurança da informação é fundamental relacionar a três características que são:
Confidencialidade
É a garantia de que a informação é acessível somente por pessoas autorizadas a terem acesso. Ocorre a quebra da confidencialidade quando você perde o valor que aquela informação possui, o sigilo acabou no momento em que esta foi divulgada indevidamente.
Integridade
É a garantia da exatidão e completeza da informação, manter esta inalterada, consistente, em sua condição original. Ocorre a quebra da integridade quando a informação foi corrompida, falsificada, roubada ou destruída.
Disponibilidade
É a garantia de que os usuários autorizados obtenham acesso à informação e aos ativos correspondentes sempre que necessário. Ocorre a quebra da disponibilidade quando a informação está fora do alcance de seus usuários, inacessível.
Outros aspectos são:
Autenticidade
É a garantia de que a informação é oriunda da fonte que lhe é atribuída e elaborada por quem tem autoridade para tal.
Legalidade
É a garantia de que a informação é confiável, oriunda de uma fonte autêntica e que expressa uma mensagem verdadeira.
Conceitos importantes sobre Segurança:
Ativo:
Todo elemento que compõe os processos que manipulam e processam a informação, a contar a própria informação, o meio em que ela é armazenada, os equipamentos em que ela é manuseada, transportada e descartada. É tudo aquilo que possui valor para uma organização.
Ameaças:
Agentes ou