Estudante
O presente relatório tem como objetivo apresentar uma análise das técnicas aplicadas num grupo constituído por estudantes da disciplina Dinâmica de Grupo e Relações Humanas (DGRH). A aplicação das técnicas “Trabalho das emoções” e ”Troca de presente doado” tiveram como objetivo geral que o grupo resolva seus conflitos, se libertando dos sentimentos ruins e se preparando para compartilhar sentimentos bons e de troca uns com os outros, que eles possam se integrar emocionalmente, demonstrando mais afetos e manifestações de carinho. Estamos na fase afetiva, o grupo conseguiu atingir o objetivo, se mostrando mais maduro para lidar com as emoções, e conseguimos atingir os objetivos das dinâmicas, que levaram o grupo a resolver seus conflitos e a externalizar suas emoções.
2. Introdução
O grupo realizado em sala de aula de DGRH, com a turma do matutino do sétimo semestre do curso de Psicologia do UniCeub. Trata-se de um grupo de cerca de 20 alunos que vem se reunindo, uma vez por semana, as quartas-feiras, para estudar as práticas e os elementos teóricos que envolvem um grupo e suas interações sociais dentro dele, seja essas interações dentro do grupo ou fora dele.
É um grupo que tem boa integração entre os participantes, eles seguem o contrato de convivência que foi estipulado nas primeiras aulas, todos tem espaço para expor suas opiniões e sentimentos. Porém é um grupo que já tinha algumas mágoas, alguns participantes já haviam tido conflitos com integrantes do grupo no ambiente de sala de aula em outras disciplinas, e isso às vezes ocasionava uma tensão e discussões.
2.1 Histórico das Dinâmicas de grupo
Um dos teóricos que tem mais predomínio ao estudar os grupos foi Kurt Lewin, que estabeleceu o termo "Teoria de Campo". A Teoria de Campo pondera a incapacidade de entender o comportamento da pessoa sem levar em consideração fatores externos e internos, uma vez que estes influenciam na definição exata do comportamento. Lewin foi um dos que criou