Psicologia Comunitária
A Psicologia Comunitária é uma disciplina científica e um movimento social que tem como objetivo primordial a melhoria efetiva do bem-estar das populações, em particular das pessoas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social. O envolvimento cívico, o sentimento de comunidade, a participação e envolvimento comunitário, a liderança comunitária, funcionam como fonte inspiradora. É preconizado pela Psicologia Comunitária que, através de intervenções em contextos comunitários, pode contribuir-se decisivamente para o aumento da participação cívica e para o aprofundamento da democracia em todos os grupos sociais, independentemente do género, da idade, do grupo social de origem ou da orientação sexual.
Um psicólogo comunitário contribui para a construção de programas inovadores de intervenção social, baseados em metodologias colaborativas de investigação-ação, promotoras e facilitadoras da mudança social.
Apoia os grupos e as organizações na comunidade (coletividades, organizações não-governamentais ou outras) para que funcionem de forma mais eficaz, cumprindo os objetivos a que se propõem ao nível da cultura, do bem-estar físico e do desenvolvimento integral dos grupos que pretendem beneficiar.
Estrutura, implementa ou avalia programas de prevenção na área da violência, particularmente no domínio da violência contra as mulheres e/ou crianças, na violência entre pares (bullying). Psicologia Comunitária
A Psicologia Comunitária é uma disciplina científica e um movimento social que tem como objetivo primordial a melhoria efetiva do bem-estar das populações, em particular das pessoas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social. O envolvimento cívico, o sentimento de comunidade, a participação e envolvimento comunitário, a liderança comunitária, funcionam como fonte inspiradora. É preconizado pela Psicologia Comunitária que, através de intervenções em contextos comunitários, pode contribuir-se decisivamente