Lutas sociais e educação
a) Como vocês entenderam a visão do pensamento de Juan Carlos Tedesco e Sérgio Costa Ribeiro, quando citam as questões da visão dos sistemas oficiais e a participação das comunidades civis?
Tedesco (1991) mostra que a participação da comunidade deve interferir no sistema oficial buscando que qualifiquem as demandas por educação. O que segundo Tedesco não ocorre.
Segundo Ribeiro (1990), para muitos pais o que importa no sistema educacional é a frequência de seus filhos na escola, pouco se importando com a qualidade de ensino. Logo a busca por direitos nos movimentos sociais não estão ligados à qualidade.
2) Como a autora Maria Malta entende o olhar dos autores acima citados quando traz uma visão UNILATERAL e distorcida das lutas sociais da sociedade civil?
a) Como vocês entenderam esses diversos aportes teóricos apresentados por Maria Malta?
Moacir Gadotti - Educação Popular X Educação Formal
Moacir Gadotti em seus estudos não consegue mapear movimentos populares na educação na década de 70 e 80, Porém ao ver a divisão da educação, os projetos voltados para os adultos, consegue concluir que são adventos dos movimentos populares, com isso marcando a sua existência mesmo quando não foi possível mapea-los.
Vanilda Paiva - Como ela apresenta em suas ideias a visão e o entendimento da Educação Popular?
Para Vanilda, entendia-se em 1964, que a classe trabalhadora só poderia ter educação fora do sistema escolar. Com isso ela diz que os trabalhadores se dão conta que a escola oferece não somente ideologia dominante como também à sua libertação para a sociedade. Por isso não havia projetos para educação para adultos, vindo estes de movimentos populares.
Marília Sposito Segundo Malta, essa teórica retoma as questões do contexto histórico e apresenta sua contribuição por pesquisas científicas a visão das camadas populares em suas lutas sociais.
Sposito (1984) identifica