graduação
Data: 03/09/2013
Número do grupo: 6
Integrantes que efetivamente participaram da prática:
João Pedro Fleury Franco
Daniela Maria de Andrade
Gabriel Ferreira Silva
OBJETIVOS Perceber e determinar a relação linear entre o aumento da temperatura e a dilatação de barras de latão,aço e alumínio.
INTRODUÇÃO TEÓRICA Um sólido é formado por um conjunto de átomos conectados por ligações interatômicas.
Podese então estudar suas propriedades utilizando um modelo massamola.Em tal modelo o potencial é parabólico e a temperatura e a energia cinética se relacionam pela relação:
Ec = k*T (em que k é a constante de Boltzman) Entretanto, tal modelo apresenta limitações: o seu potencial ser parabólico implica que um aumento de temperatura não causaria uma dilatação nas barras metálicas,fato que foi provado como falso durante a realização do experimento. Na verdade temperatura e dilatação estabelecem uma relação direta: dx dT = α * L0
isto é, uma dilatação infinitesimal dx, causada por um aumento de temperatura infinitesimal dT, tem razão igual ao produto de uma constante ( α) pelo comprimento inicial da barra ( L0 ).
Embora tal fórmula seja verdadeira, ela não fornece um jeito prático de se calcular a dilatação que um material sofrerá quando aquecido por um aumento de temperatura.Podese então utilizar uma aproximação de tal fórmula,embora aplicável em termos macroscópicos:
L − L
dx
0
α = L0*dT ≃ L0 * (T − T 0)
isto é ,a determinação do coeficiente angular de um material pode ser feita experimentalmente em termos de seu comprimento inicial, de sua dilatação e da variação da temperatura.Apesar disso, convém destacar que o que determina o valor do coeficiente angular de uma barra é o material do qual a barra é feita.
PROCEDIMENTOS O objetivo do experimento foi determinar a relação linear entre o aumento de temperatura e a dilatação linear. Para