LINGUAGEM
A língua é o meio de interação dos seres humanos em que os gêneros se organizam na forma de ações sociodiscursivas a fim de agir sobre o mundo, auxiliando na sua construção.
A linguagem possibilita ampla variação. Os interlocutores são capazes de negociar significados a fim de compreenderem e serem compreendidos. Afinal, a interpretação do real e os valores, revelados por meio da linguagem, estão condicionados às circunstâncias sociais, históricas e culturais nas quais o sujeito está inserido.
Por todos os lugares que passamos, seja em casa, na escola, no trajeto que fazemos de um lugar para outro, no parque de diversões, no shopping, enfim, em muitos outros, deparamo-nos com umas diversidades de textos. No entanto, nem sempre temos a curiosidade de analisá-los, levando em considerações as características que os constituem.
Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Gênero Textual ou Gênero de Texto se refere às diferentes formas de expressão textual.Neste contexto os gêneros se constituem como ações sócio-discursivas para agir sobre o mundo e dizer o mundo,constituindo-o de algum modo.
No agrupamento de gênero de ordem narrar,cujo domínio de comunicação social é o da cultura literária ficcional,envolvem a capacidade da ação através da criação de uma intriga no domínio do verossímil,apresenta duas propostas de produção: peça teatral e conto.
Em relação aos gêneros da ordem do relatar,cujo domínio de comunicação social é o da memória e o da documentação das experiências humanas vivenciadas,que envolvem a capacidade de representação pelo discurso de experiências vividas e situadas no tempo,há quatro propostas de produção: elaboração de currículo vitae