projeto de intervenção
1. Identificação da instituição: Escola Municipal De Ensino Fundamental Duque De Caxias
2. Carga horária: 20 Horas
3. Quem se torna responsável em aplicar o Projeto: Jucieli Piovesan
4. Temática – conteúdo: Bullying na Escola, a reflexão sobre Bullying tanto na escola , como na sociedade em geral.
5. Introdução: Pretende-se discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este projeto visa discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.
6. Justificativa: A prática do Bullying, tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tanto dos agressores como das vítimas. O projeto pretende atuar tanto com os alunos como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violênica na escola. Uma das principais justificativas para o desenvlvimento deste projeto é a prevenção ou o combate ao Bullying na escola, pois percebe-se diariamente práticas agressivas, intencionais e repetitivas, adotadas por alunos ou grupos contra um ou mais colegas, causando angústia e sofrimento.
7. Objetivo geral: Pesquisar e refletir sobre as causas e consequências do Bullying, tomando como partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis.
8. Objetivos específicos:
- refletir sobre a necessidade de desenvolvermos ações educativas contra o Bullying no ambiente escolar;
- Respeitar a diversidade de valores, diferenças, respeito á dignidade e comportamentos existentes e relativos ao Bullying;
- Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula;
9. Fundamentação teórica: O Bullying é um fenômeno conhecido e estudado mundialmente e vem se observando uma grande preocupação dos educadores com relação a este assunto, pois além de ser um fenômeno que