ludicidade e educação
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL
FACULDADE DE PEDAGOGIA
LUDICIDADE E EDUCAÇÃO
PRODUÇÃO DE REGISTRO INDIVIDUAL SOBRE LUDICIDADE E SEUS FUNDAMENTOS
DOCENTE: PATRICIA RODRIGUES DE OLIVEIRA KIMURA DISCENTE: DIEGO LUIZ RAMOS FRAZÃO
Castanhal, 2013
O lúdico é uma das formas mais criativas de se transmitir o conhecimento, é através dos fundamentos de seu significado que existirá uma melhor compreensão acerca dos mais variados conceitos ensinados dentro do ambiente escolar. É interessante observar que a ludicidade tem papel primordial no desenvolvimento psicomotor, intelectual e social de cada individuo e, é abrangendo todos esses aspectos, sobretudo aspectos advindos dos estudos dos grandes pensadores que existirá uma compreensão plena da proposta da ludicidade como meio fundamental no processo educativo.
Quando analisamos o lúdico como fator que está inserido no ensino-aprendizagem nos litamos dizer que a brincadeira faz parte da fase inicial do ser humano e que isso é normal, por tanto não deve ser encarado como algo importante. O engano e a falta de informação sobre o poder do lúdico e a influência que ele exerce na educação da criança são muito comuns, principalmente em instituições que não estão preparadas para esse tipo de ensino. Grandes intelectuais que convergem para educação como Freinet, Wallon, Freud, Vygotsky, Piaget, Freire e tantos outros afirmam que a educação requer de todas as formas, mecanismos que promovam a aprendizagem, ou seja, é importante criar, fantasiar, colorir, divertir-se e, sobretudo, encontrar na motricidade um caminho para o desenvolvimento do corpo, do espírito, da mente e de se reinventar como sujeito ativo.
A brincadeira é a passagem para um mundo fantástico, um mundo de diversão, mas também é um caminho para atenção, para o companheirismo, para a dúvida, para felicidade, para tristeza, pois no jogo também se perde. É