A ludicidade na educação
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.
RENATO RODRIGUES PEREIRA
O LÚDICO NA APRENDIZAGEM: APRENDER BRINCANDO
XINGUARA
Xinguara
2011
RENATO RODRIGUES PEREIRA
O LÚDICO NA APRENDIZAGEM: APRENDER BRICANDO
Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso que será apresentado à UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia.
Orientador: Profª. Melina Klaus Prof. Fábio Goulart de Andrade
Tutor de Sala: Paullete Abadessa Bernardes Xavier.
Xinguara 2011
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho apresentará uma reflexão sobre a importância do lúdico no processo ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Será realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de levantar argumento sobre a importância do lúdico como facilitador da aprendizagem e do desenvolvimento. Pois há muito tempo discute-se a questão da lúdicidade e sua importância no processo de ensino-aprendizagem e na formação da personalidade humana.
A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, por ser o brinquedo (brincar) a essência da infância, seu uso permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento. Por isso, não podemos utilizar no processo de ensino-aprendizado institucional o brincar pelo brincar e sim, utilizar a brincadeira com a intencionalidade pedagógica.
Independentemente de época, cultura e classe social, o lúdico (jogos, brinquedos e brincadeiras) faz parte da vida das crianças, pois elas vivem em um mundo de fantasias, de encantamentos, de alegrias, de sonhos onde a realidade e o faz-de-conta se confundem.
Na sociedade de mudanças aceleradas em que vivemos, somos sempre levados a adquirir competências novas, tais como a utilização de brincadeiras