Faces da infância
Autoras: Amarina da C. A. Gama – RA 3342558899 Antônia Cleudes L. de Souza – RA 3342558863 Camila Cristina Furquim – RA 3345571088
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Pedagogia EAD da Universidade Anhaguera-Uniderp
Sorocaba/São Paulo,12 de Outubro de 2011.
Introdução
A importância da Filosofia no ensino das crianças, e como os educadores devem transmitir essa disciplina na educação infantil.
Comportamento infantil influenciado por vontade e valores culturais dos adultos.
Como a sociedade manipula os sonhos e desejos da criança.
A construção histórico-filosófica do conceito de infância
Filosofia na educação infantil
Desde 1980 houve debates contra e a favor da disciplina filosófica na inclusão curricular do ensino médio: o primeiro, afirmava que essa disciplina seria importante para o exercício da cidadania e na formação da consciência crítica dos estudantes; o segundo, que o ensino era enciclopédico, que a filosofia possui um caráter interdisciplinar e que os estudantes decoravam o conteúdo filosófico apenas para o exame e depois esqueciam, não absorvendo nada do que foi estudado.
Ao transmitir essa disciplina aos alunos, temos que fazer com que entendam o verdadeiro sentido da filosofia, que é um conjunto de concepções práticas ou teóricas sobre o ser humano e seu papel no universo; ter atitude reflexiva, crítica ou especulativa, de elaborações de tal concepção.
Há três eixos curriculares de filosofia: eixo histórico, estudo seguido de cronologia histórica; eixo temático, que estuda o tema da natureza filosófica e eixo problemático, estuda os conteúdos que são organizados em torno dos problemas tratados pela filosofia.
Mas afinal, o que a filosofia pode implicar na educação infantil? Tudo.
Primeiramente, o professor tem que ter o domínio da disciplina, pra daí então dar o início ao ensinamento na prática escolar.