Pais
Psicologia da Educação
Desafio de aprendizagem – Anhanguera pólo Taboão da serra
Nathalia Tavares Marques Ra 3351568213
Tathiane Reis dos Santos Ra 2349303448
As Faces da infância e sua influência na educação
Introdução
Este artigo mostra o material que foi pesquisado acerca de uma etapa da vida chamada “infância”. Também tem o objetivo de ampliar o conhecimento a respeito dos diferentes rostos que a infância pode ter diferenciando essas faces e mostrando que cada uma delas pode influenciar na sequência vital deste ser humano. Para a execução deste trabalho foram pesquisados dois filmes: “Lolita” e “Pequena miss sunshine” além de dois livros: “pequeno príncipe” e “lobo solitário” Estes filmes e livros puderam fazer enxergar crianças diferentes que passaram pela infância de maneiras diferentes e que tiveram suas vidas modificadas por esta etapa.
Palavras-chave: faces da infância, etapa da vida humana, criança, educação infantil.
O inicio de tudo é definir infância de um ponto de vista. A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente 12 anos de idade. É um período de grande desenvolvimento físico onde ocorre o crescimento e o ganho de massa corporal - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade. Mais do que isto, é um período onde o ser humano se desenvolve psicologicamente, envolvendo mudanças graduais no comportamento da pessoa e na aquisição das bases de sua personalidade.
Esta infância pode ter vários rostos através de pontos que influenciam esta etapa como, por exemplo: o meio, a sociedade da época, a família do indivíduo, entre outros aspectos.
Em “O Pequeno Príncipe”, teremos uma infância fantástica, como momento de descoberta e de encantamento do mundo, em “Lobo Solitário”, o personagem Ogami Daigoro representa a "infância não infantilizada" ao demonstrar um comportamento de adulto perante as adversidades; em “Lolita” vemos a menina que está na fase da infância se comportar como