PAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GESTÃO SOCIAL
CÍCERA ROBÉRIA DA CRUZ SABINO
LUIZA KARINE FERREIRA BITU
SHARA MARIA DE OLIVEIRA SANTOS
ASPECTOS INOVADORES DO PROGRAMA DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA INTEGRADA E SUSTENTÁVEL.
JUAZEIRO DO NORTE – CE
Junho, 2015
INTRODUÇÃO
O método agrícola tradicional possibilitou o aumento do cultivo em determinadas regiões, no entanto esse modelo também é responsável por provocar consideráveis agressões ao meio ambiente e a saúde da população, visto que se trata de uma produção centrada no uso de agrotóxicos e, na maioria das vezes, no uso abusivo dos recursos naturais.
A emergência de se pensar soluções baseadas em princípios sustentáveis que integrem agronomia e ecologia, resultou em uma nova tecnologia produtiva que tornou o serviço dos trabalhadores do campo mais viável e menos danoso ao meio ambiente: A produção Agroecológica Integrada e Sustentável. O projeto atua diretamente no fortalecimento da agricultura familiar, incentivando a produção de alimentos sem o uso de agrotóxicos e integrada a criação de animais. Essa estruturação permite que as ações possuam caráter sustentável e contribuam para o desenvolvimento social e econômico das áreas favorecidas.
O trabalho propõe uma discussão acerca do PAIS, no tentame de refletir sobre a sua prática e seu potencial inovador, bem como sua contribuição para a prestação dos serviços ligados a segurança alimentar e ao fomento à produção agrícola sustentável.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
O Serviço Público Uma boa qualidade de vida é algo essencial à condição humana. É através da provisão dos bens e serviços públicos que os órgãos governamentais tentam atender a essa necessidade social, visando à minimização das problemáticas encontradas, que atingem em sua maioria a população que vive em estado de vulnerabilidade social. Fadul (1997) propõe que a criação dos serviços público está vinculada à existência de demandas sociais. Com