Ludicidade na educação
A criança desde seus primeiros anos apresenta interesse em descobrir o mundo que a cerca, a partir do meio em que vive, e da interação com outras crianças. Com as brincadeiras, o faz de conta eles vão construindo seus saberes, vivenciando e experimentando o mundo a sua volta. O professor tem um papel importante nesta construção pois ela acontecerá através da sua orientação.
A educação infantil tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento da identidade da criança e sua autonomia por meio de atividades diversificadas realizadas em situações de interação, auxiliar no desenvolvimento das capacidades e apropriação, e conhecimentos de potencialidades corporais , afetivas, emocionais e éticas na perspectiva de contribuir para a formação da cidadania.
O professor na educação infantil tem um papel importante, criar situações significativas de aprendizagem para alcançar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e socioafetivas , ele deve acolher as crianças com afetividade, sabendo que cada uma tem suas nessecidades físicas, psíquicas, sociológicas e cognitivas. Cabe ao professor trabalhar de forma a propiciar um ambiente escolar acolhedor e rico em experiências onde essas necessidades serão atendidas e sobretudo é fundamental que a formação da criança seja vista como um ato inacabado, sempre sujeito a novas inserções, a novos recursos, novas tentativas. È necessário cuidar e educar, com toda dedicação.
A linguagem oral e escrita deve ser trabalhada respeitando as dificuldades de cada aluno e de acordo com a faixa etária esse trabalho é diferenciado. Na educação infantil um dos momentos da linguagem oral ocorre na roda da conversa seja ela formal ou informal utilizando como material histórias, parlendas, poesias, músicas, brincadeiras, relatos dos alunos e outros. O professor deve estimular o prazer de ouvir e falar, desta forma aos poucos as crianças começam a expressar seus desejos, vontades, sentimentos e