Usina nuclear
O método que as usinas nucleares utilizam para obter energia elétrica é chamado de fissão nuclear: reações que consistem na quebra de um núcleo mais pesado em outros menores e mais leves após a colisão de um nêutron no núcleo inicial.
[pic]
O elemento mais utilizado para a produção dessa energia é o urânio. Primeiramente, o urânio em estado sólido é retirado da natureza e transformado em gás através de reações químicas.
Depois é necessário então transformar os átomos de urânio-238 em urânio-235 e este é chamado enriquecimento de urânio.
A figura a seguir, mostra que uma usina nuclear é formada basicamente por três fases, a primária, a secundária e a refrigeração.
Como funciona uma usina nuclear? O funcionamento de uma usina nuclear é bastante parecido ao de uma usina térmica.
[pic]
O urânio é colocado no vaso de pressão. Com a fissão, é gerado um enorme volume de energia que tem como subproduto o calor. Esse calor será utilizado para aquecer grandes quantidades de água. A água nos reatores possui dois papéis importantes: por um lado é responsável por girar uma turbina que por sua vez gira um gerador elétrico que é o equipamento que cria a energia elétrica e por outro é responsável por ajudar a controlar a temperatura da fissão, caso contrário o urânio poderia superaquecer e derreter, portanto, hastes de controle são introduzidas no sistema para, juntamente com a água, ajudar a controlar a temperatura do reator.
O vapor de água passa pela turbina à temperaturas extremamente altas. Esse vapor é resfriado por um sistema de troca de calor. As turbinas, que são impulsionadas pelo vapor, giram rapidamente devido a pressão do gás que passa em alta velocidade. Utilizando um princípio parecido com a utilizada por usinas hidroelétricas, as usinas nucleares transformam a energia cinética do gás em energia mecânica que gira as