Lucro ou prejuízo acumulado
INTRODUÇÃO
Patrimônio Liquido
Evidencia recursos dos proprietários aplicados no empreendimento. O investimento inicial dos proprietários (a primeira aplicação) é denominado, contabilmente, Capital. Se houver outras aplicações por parte dos proprietários (acionistas S/A. ou sócios-Ltda.), acréscimo ao Capital.
Constituição do Patrimônio Liquido.
De acordo com nossa legislação (Lei das Sociedades Anônimas – 6.404/76), o Patrimônio Líquido é assim constituído:
➢ Capital Social, que representa valores recebidos pela empresa, ou por ela gerados, e que estão formalmente incorporados ao Capital. ➢ Reservas de Capital, que representam valores recebidos que não transitam pelo seu Resultado como receitas. ➢ Reservas de Reavaliação, que representam acréscimo de valor atribuído a elementos do ativo acima dos índices de correção monetária. ➢ Reservas de Lucros, que representam lucros obtidos pela mesma empresa, retidos com finalidade especifica. ➢ Lucros e Prejuízos Acumulados, que são também resultados obtidos, mas retidos sem finalidade especifica (quando lucro), ou à espera de absorção futura (quando prejuízo).
OUTRAS DEFINIÇÕES DE LUCROS DE PREJUIZO ACUMULADOS
❖ Evidencia o resultado apurado no exercício e sua destinação, bem como os eventos que modificam o saldo da conta Lucro ou Prejuízo Acumulados, como correção monetária, ajustes e reversão de reserva. (Fonte: Internet) ❖ É constituído de lucros retidos ou ainda não atribuído e dos prejuízos ainda não compensados, só no Brasil usa este título os demais países denominam Resultado Acumulado.(Fonte: Internet) ❖ Conta representativa do saldo restante dos lucros ou prejuízos após as destinações para reservas de lucros e dividendos distribuídos. Essa conta interliga o balanço a demonstração do resultado do exercício.(Fonte: Análise Financeira de Balanço – Dante C. Matarazzo) ❖ Lucros Acumulados significa lucros