Psicomotricidade um olhar sobre o corpo
A psicomotricidade é uma ciência cabível em qualquer época da nossa vida. Seja na infância, adolescência, adulta ou velhice.
Na infância, a psicomotricidade é de vital importância para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. O corpo é nosso universo particular. Nele nos movemos, sentimos, agimos, percebemos e descobrimos novos universos. Tudo esta devidamente gravado nesse corpo, e é na infância que determinamos a quem será bem gravado e a quem nem tanto. Aprender, movimentar, sentir esse universo e partilhar com outros, será determinante na estruturação desse sujeito que se forma, assim respeitando as limitações de cada individuo, pois o processo de desenvolvimento pode não ser igual a todos. A psicomotricidade auxilia este universo em formação a se descobrir por inteiro, através de estimulação e exploração concreta do mundo (SILVA 2005).
Na adolescência começamos uma nova fase de nossa vida. Novos conflitos aparecem, tais como: perda do corpo infantil, perda da identidade infantil, perda dos pais infantis. Todos esses conflitos interiores vão criar uma desorganização e transformação na imagem corporal. A psicomotricidade se mostra um apoio importante para a assimilação dessa nova fase. Agindo na aceitação dessa nova imagem, através da aprendizagem, da relação, da observação de si mesmo, consciência do que somos e do que queremos, ela nos leva a nos reestruturar (SILVA 2005).
Na fase adulta, encaramos novos desafios, tornando-se nossa face profissional e financeira a prioridade momentânea. O corpo deixa, então, o seu caráter de universo de todas as sensações vividas para se tornar um apelo estético, maus hábitos, stress e tensões no dia- a- dia acarreta um descontrole tônico e emocional gerando prejuízos a saúde. Nesse momento lança-se mão da psicomotricidade, a fim de se resgatar a verdadeira essência reequilibrando e reorganizando o corpo através de terapias que vão gerar auto- conhecimento e fortalecimento da