Linguagem corporal das crianças de 0 a 3 anos
Observando diferentes formas de expressão das crianças na creche, nasceu um desejo de entender os caminhos do desenvolvimento psicomotor desde o nascimento até os 3 anos. As crianças iniciam a descoberta de sua linguagem corporal através da convivência com o adulto, na maioria das vezes a mãe, a partir da linguagem ela constrói sua identidade e sua imagem corporal.
Na creche acontecem os primeiros contatos com outras crianças e com objetos diferentes do seu cotidiano. Os jogos e brincadeiras possibilitam uma interação harmoniosa das crianças com o mundo e com outras crianças. A relação corporal é uma excelente forma de comunicação e um precioso instrumento de expressão, podendo assim identificar o conteúdo simbólico do movimento da criança através de atividades lúdicas que permitam e facilitem a sua expressão criativa.
A exploração corporal são as diferentes possibilidades de brincar com os objetos, desafiar-se, saltar, rolar, empurrar, pendurar entre outras. Essas diferentes explorações do corpo com os objetos reforçam sua consciência corporal mais evoluída e percebida pela própria criança. São o que limita as suas novas compreensões sobre o seu próprio corpo, suas novas sensações e os novos estímulos.
O corpo da criança é a ferramenta pela qual ela interage com o mundo e o brincar é a estratégia mais usada e preferida para trocar experiências com o meio, vivenciando situações e estabelecendo contatos que a aproximem cada vez mais do viver em sociedade. Através dos movimentos, a criança faz uso de uma linguagem inicial que tem valor insubstituível em suas primeiras relações com o mundo, que ajudam a construir sua personalidade. Considerando que a personalidade é construída a partir das primeiras experiências infantis – não só de cuidados materiais como da qualidade e clareza da comunicação entre a criança e os adultos que a rodeiam – é interessante ressaltar a importância do vínculo que se estabelece entre eles. A criança percebe o