Demonstração de Lucros ou Prejuizos Acumulados
POLO: Ilicínea
DISCIPLINA: Estrutura e Análise de Balanço
NOME: Deborah Moreira Vilela
DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS - DLPA
1.Qual a finalidade da Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados?
R: Evidenciar a Destinação do Lucro Líquido apurado no final de cada exercício social. 2.Quais as possíveis classificações a serem dadas com relação às distribuições dos lucros no Balanço Patrimonial?
R: os dividendos e as reservas de lucros a realizar; reservas estatutárias; reservas orçamentárias; reservas de contingências.
3."O Dividendo poderá ser estabelecido no estatuto como uma porcentagem do lucro ou do capital de terceiros." Analise a afirmativa.
R: O estatuto poderá estabelecer o dividendo por porcentagem do lucro ou do capital social ou fixar outros critérios para determiná-los.
4."Ajustes de exercícios anteriores é uma conta da Demonstração do
Resultado do Exercício que serve para mostrar, por exemplo, os efeitos decorrentes da mudança de critério contábil." Analise a afirmativa.
R: A conta ajustes de exercícios anteriores mostra os resultados da mudança de critério contábil ou correção de erro responsável a determinado exercício anterior e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes e não deve ser considerada na DRE, deve-s incluí-la na Demonstração de Lucros ou Prejuízos
Acumulados.
5. Como é apurado o montante do lucro disponível que será destinado a distribuição? R: essa apuração é feita através da soma ou subtração do saldo da conta lucros acumulados do Balanço os ajustes de exercícios anteriores e acrescido do lucro do exercício.
6. "Os dividendos a distribuir são calculados antes da destinação do lucro."
Analise a afirmativa.
R:Os dividendos a distribuir devem ser calculados depois de apurarmos o lucro
disponível.
7.Quando se constitui e se reverte a Reserva para Contingência?
R: Quando houver a necessidade de compensar, em exercício futuro, a diminuição do