circuito
Disciplina de Teoria e Prática de Esportes
Atletismo
Prof. Esp. Milton Soares barata.atletismo@gmail.com Prof. Esp. Ubirajara Vinholes ubirajara.vinholes@yahoo.com.br Histórico
O Atletismo, sob forma de competição, teve sua origem na Grécia. A palavra Atletismo é derivada da raiz grega,
“ATHI” - competição, o princípio do heroísmo sagrado grego, o espírito de disputa, o ideal do belo etc.
A palavra estádio também surgiu devido ao atletismo, vem do grego Stadion (latim stadium), que era uma antiga prova cuja medida era 176m.
Com o passar dos anos as competições foram perdendo o caráter de religiosidade e assumindo exclusivamente o caráter esportivo.
2
A história do atletismo pode ser dividida em três períodos: 1º - nas suas origens, nas civilizações primitivas, até a extinção dos antigos jogos olímpicos, pelo imperador romano Teodósio, no ano de 393 d.C.;
2º - da Idade Média, a época de atividade descontínua ou mesmo de decadência para as competições de pista e campo até o século XIX, quando educadores vitorianos introduziram os esportes nas escolas inglesas e após, difundindo-os pela Europa;
3º - do renascimento dos Jogos Olímpicos, em 1896, com o francês Pierre de Frédy (Barão de Coubertin), ao
Atletismo dos dias atuais.
3
O INÍCIO
O mais antigo registro de competições de Atletismo data de 776 a.C. O programa era composto de uma prova, a corrida do estádio (stadion).
Antes disto, nas primitivas civilizações, o homem cultivava o gosto de competir, medindo sua força, rapidez e habilidade.
Os exercícios destinados a aprimorar ou a manter a saúde do corpo decorriam da própria luta pela sobrevivência: no início, inúmeros obstáculos naturais. mais tarde, o seu semelhante, o homem apurou seus instintos de correr, saltar e lançar.
4
Ainda no início
A corrida do estádio em 724 a.C., passou a ser disputada em duas voltas completas pela pista, denominando-se diaulo.
Quatro anos depois (720