Circuito
O relatório consiste em analisar um experimento de dois circuitos elétricos, alimentados por uma fonte de corrente elétrica contínua (DC), contendo uma associação de elementos passivos, como resistores. Para entender circuitos, é necessário ter um conhecimento de resistores e corrente elétrica.
Os resistores podem estar associados em série ou em paralelo. No primeiro caso, a corrente elétrica não é alterada e a resistência pode ser calculada por meio da expressão:
Já no segundo caso, a corrente elétrica divide-se inversamente proporcional ao valor da resistência, que é calculada por meio de:
Há ainda as Leis de Kirchhoff, que se baseiam na Lei da Malhas e na Lei dos Nós. A primeira diz que a soma das tensões em uma malha é igual a zero e a segunda diz que, em qualquer instante, é nula a soma algébrica das correntes que entram num qualquer nó.
2. OBJETIVOS
Após montar os circuitos, pretende-se descobrir em qual arranjo as lâmpadas terão um brilho mais forte. Para isso, usaremos de análise visual e utilizaremos um multímetro para contabilizarmos os valores de corrente elétrica e tensões em cada lâmpada e em cada circuito. Depois de feito essa análise e chegado nos valores procurados, calcularemos as resistências de cada lâmpada, por meio da Lei de Ohm. E, ao final, responderemos algumas questões sobre o experimento.
3. MATERIAL
Segue o material utilizado no experimento:
Placa de ensaio
Multímetro digital
Fios isolados com as pontas nuas
Fonte de alimentação de corrente contínua 6V
2 lâmpadas de 3W
1 lâmpada de 2 W
4. MÉTODOS
Para obter os valores procurados, usa-se um dispositivo eletrônico chamado multímetro, este que incorpora diversos instrumentos de medidas elétricas como voltímetro, amperímetro e ohmímetro.
Para medir a tensão, é preciso encostar as pontas de prova do multímetro entre dois pontos, de modo que o aparelho fique em paralelo com a seção escolhida. Já para medir a corrente elétrica em um