Demonstração dos lucros ou prejuizos acumulados
Curso de Ciências Contábeis
Demonstrações de Lucros ou Prejuízos Acumulados e Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido
Curitibanos, SC – Março de 2012.
A Demonstração de Lucros ou Prejuízos acumulados (DLPA) é obrigatória para as empresas, mas pode ser substituída pela Demonstração das Mutações do Patrimônio líquido.
- Lucros ou Prejuízos acumulados –
Lucros Acumulados significam lucros retidos remanescentes, não distribuídos aos sócios ou proprietários e sem destino certo, isto é, não canalizados para Reservas, Aumento de Capital etc.
- Demonstrações de Lucros ou Prejuízos Acumulados –
A DLPA tem o objetivo muito claro de demonstrar os Lucros ou os Prejuízos Acumulados de certa empresa dentro do exercício da mesma, evidenciando, analisando e explicando as variações que ocorrem dentro do Patrimônio Líquido ao Lucro ou Prejuízo.
A Estrutura da DLPA de uma forma simplificada:
EX.:
Saldo Inicial do Período (1º - 1 – X2)
+ Lucro Líquido do Exercício ou – Prejuízo (apurado na DRE)
(-) Distribuição do Lucro (Dividendos)
Saldo final do Período (31 – 12 – X2)
- Término da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) e Início da Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) -
A função da DRE é de evidenciar o Lucro Líquido do Período, após todas as deduções e participações, isto é, o que sobra para os proprietários.
A partir daí é que inicia a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados; somando o Lucro Líquido do exercício ao saldo dos Lucros Acumulados já existente.
- Estrutura da demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados -
A estrutura da DLPA deve conter: * Lucros Acumulados: este existente no ultimo balanço patrimonial;
* Ajuste de exercícios anteriores: conforme a legislação o lucro de um exercício não pode influenciar ou ser modificado em outro exercício. Por isso um erro na apuração no período 12X01 não pode ser corrigido em 12X02. Essa retificação de erros deve