LSD droga do século
LSD Conhecido também como doce ou apenas ácido, o Ácido Lisérgico Dietilamida, é um dos mais utilizados alucinógenos ou drogas psicodélicas. Ela afeta as percepções de uma pessoa, sensações, pensamentos, autoconsciência e as emoções.
Em seu estado puro, o LSD é um pó branco inodoro. É geralmente vendido na forma líquida ou na forma de comprimidos ou cápsulas. É muitas vezes adicionados ao papel absorvente. São pequenos quadrados de papel, chamados de cartelas, bem parecidos com tiras de gelatina, em cada quadradinho do papel tem uma dose.
Ele pode ser ingerido, inalado, injetado ou fumado. É muito potente, com pequenas quantidades causar efeitos fortes. Os efeitos, que são imprevisíveis.
História – O químico suíço Albert Hoffmann trabalhava em um laboratório da companhia farmacêutica Sandoz quando sintetizou o LSD pela primeira vez. A Sandoz estava trabalhando em um projeto de pesquisa envolvendo um fungo parasita chamado ergot que cresce no centeio. Em 1938, Hoffmann isolou o 25o composto em uma série desses experimentos. Era a dietilamida do ácido lisérgico, o LSD-25. Ele achava que mesmo podia estimular a respiração e a circulaçã4 o. Mas testes não mostraram nada de especial, e a Sandoz abandonou estudos adicionais.
Cinco anos depois, os pensamentos de Hoffmann voltaram para o potencial do LSD-25. Ele sentiu que o LSD-25 não tinha sido totalmente explorado, então deu um passo incomum ao sintetizar outro lote para testes adicionais. Durante o processo, contudo, Hoffmann começou a se sentir estranho. Ele parou seu trabalho e foi para casa cedo, "sendo afetado por uma inquietação memorável, combinada com uma leve tontura". Já em casa, ele estava em um "estado irreal" e percebeu um