Bioetica
A bioética é a ética aplicada à vida e, abrange temas que vão desde uma simples relação interpessoal até fatores que interferem na sobrevivência do próprio planeta.
A bioética compreende o estudo das dimensões morais da ciência da vida, utilizando uma variedade de metodologias éticas num contexto mais amplo, sendo uma temática que ganha aceitação em grande parte como uma tentativa de apresentar reflexões em torno de novos dilemas éticos que se apresentam ao mundo científico.
A bioética procura, na dinâmica de sua execução, interagir com as diversas instâncias do saber, indo de encontro aos problemas do mundo contemporâneo: da ciência e da vida, do antropológico ao ecológico, do pedagógico ao jurídico, do biológico ao social, do humanístico ao transcendente.
A bioética tem como função proteger a vida. A bioética estabelece os parâmetros para a realização das pesquisas cientificas.
As pesquisas cientificas são muito divulgadas pela mídia e essa divulgação pode ter um lado negativo uma vez que a fama pode levar pesquisas falsas, que além de desrespeitar a bioética, fogem do seu objetivo principal que é o entendimento e a busca para a melhora da qualidade de vida.
A bioética é de fundamental importância sobre os assuntos polêmicas levando a varias reflexões. Como por exemplo, as questões, amplamente divulgadas pela mídia, do aborto que é condenada pela maioria devido a questões religiosas, e da clonagem e células troncam que tem o objetivo a cura de doenças que comprometem a saúde.
É necessária e de extrema importância a bioética nas questões das pesquisas cientificas visando justificar a sua importância e perceber o quanto ela implica no bem comum e que tipos de consequências previsíveis e imprevisíveis poderá nos trazer.
A bioética projeta as atitudes éticas que a humanidade deve tomar ao interferir com o nascer, o morrer, a qualidade de vida e a interdependência de todos os seres humanos.