Bioética
PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO CDC - EDUCAÇÃO
ELLBA LIMA PAIXÃO
JANAINA DE FREITAS VALE
LAYANE
MARIANA MARTINS
MILK DOS SANTOS FERNANDES DE OLIVEIRA
ESTUDO DA BIOÉTICA
BELÉM-PA
2014
ELLBA LIMA PAIXÃO
JANAINA DE FREITAS VALE
LAYANE
MARIANA MARTINS
MILK DOS SANTOS FERNANDES DE OLIVEIRA
ESTUDO DA BIOÉTICA
Trabalho apresentado no Curso Técnico de Enfermagem, do PRONATEC/FGF como requisito avaliativo na disciplina legislação na Enfermagem, em Abril de 2014.
Professor: Luis Henrique.
BELÉM-PA
2014
INTRODUÇÃO
A bioética, um neologismo que ganhou poder com Potter em 1971, se originou a partir de questões sobre os limites das pesquisas e ou experimentos com seres humanos. Atualmente abarca as questões limítrofes vida/ morte, dignidade dos seres humanos, vida no planeta, conduta e pesquisa com animais, direitos individuais e coletivos, sendo mais ampla do que as dimensões éticas no enfoque dos atos humanos.
O compromisso ético dos profissionais de enfermagem, em especial, no que tange ao seu objeto, que é o cuidado humano, deve pautar-se na bioética, como prática de ações permeadas por uma postura crítica e reflexiva, em que pese à dignidade humana, direitos e a própria vida do planeta, de forma interdisciplinar, transcultural, dialógica e plural, sedimentada pelos princípios da bioética: justiça, autonomia, beneficência e não maleficência.
Os enfoques dos problemas éticos estão em permanentemente discussão, não há um recorte temporal entre eles, os dados temporais referem-se ao emergirem novas questões.
A estruturação da bioética brasileira se iniciou em 1990. Em 1993, o Conselho Federal de Medicina lançou o periódico “Bioético”, com publicações regulares até a atualidade, abrangendo temas de interesses médicos, sociais e políticos relacionados à ética, moral e bioética.
Em 1996, foi criada a Sociedade Brasileira de Bioética,