Bioetica
R: Trata dos problemas éticos como um todo, sendo uma ciência dos valores. Se ocupa dos princípios originários da ética médica, tratando das fontes documentais, institucionais da própria bioética.
25 – Defina bioética especial.
R: Concentra-se nos grandes problemas enfrentados pela ciência, tanto no campo da medicina como no da biologia, tais como: engenharia genética, aborto, eutanásia, experimentação clínica, etc...
26 – Defina bioética clinica.
R: Estabelece critérios de validação para normatizar o fazer médico, estabelecendo um padrão de conduta. Examinando quais são os valores que estão em jogo, e quais devem ser os caminhos a percorrer na experimentação científica.
27 – Defina bioética do principalíssimo.
R: Centrado especificamente na ética biomédica, desenvolve quatro princípios para guiar a ética da ação médica, especificamente clínica, nas diversas situações. Os princípios são os de Beneficência, Não-maleficiência, autonomia, justiça. Existe uma forte acentuação da autonomia do doente.
28 – Defina bioética liberal.
R: Busca nos direitos humanos a afirmação da autonomia do individuo sobre o seu próprio corpo e sobre todas as decisões que envolvam sua vida. Valoriza a consciência de si como forte constitutivo da pessoa e faz de sua ausência na vida embriológica e fetal um argumento para caracterizar essa fase como vida humana pessoal.
29 – Defina bioética ou virtudes.
R: Dá ênfase às atitudes que presidem eticamente a ação, e ao mesmo tempo tendo como pano de fundo um ethos social pragmatista e utilitarista, propõe-se a boa formação do caráter e da personalidade ética.
30 – Defina bioética casuísta.
R: Tende a acentuar a importância dos casos e suas particularidades de onde podem ser tiradas as características paradigmáticas para se fazerem analogias com outros casos.
30 – Defina bioética feminista.
R: Anota-se a crítica e contribuições provenientes do feminismo;
32 – Defina