Planos e beneficios sociais
Estes serviços e benefícios sociais constituem custos de manter pessoal, além disso um doscustos de importância para as organizações industriais e para as organizações de serviços é representado pela remuneração – direta ou indireta – de seus empregados, em todos os níveis. A remuneração direta seria o salário que é proporcional ao cargo ocupado, enquanto a remuneração indireta seria os benefícios sociais – sendo comum para os empregados, independentemente do cargo.
Muitas organizações oferecem planos diferentes de serviços e benefícios sociais para os vários níveis de empregados: diretores, gerentes, chefes e empregados mensalistas,etc.
Os benefícios sociais são as facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as empresasoferecem a seus empregados, no sentido de poupar-lhes esforços e preocupação. Podem ser financiados parcialmente ou totalmente pela organização. Consiste em meios indispensáveis na manutenção da força de trabalho dentro de um nível satisfatório de satisfação e produtividade.
Os benefícios sociais constituem também um aspecto importante do pacote de remuneração. O benefício seria uma forma de remuneração indireta que visa oferecer aos funcionários uma base para a satisfação de suas necessidades pessoais. Seus itens de maior importância são: assistência médico-hospitalar, seguro de vida em grupo, alimentação, transporte, previdência privada etc.
Origem dos Benefícios Sociais
Os serviços e benefícios sociais têm história recente e está relacionada com a gradativa conscientização da responsabilidade social da empresa. As origens e o crescimento dos planos de serviços e benefícios sociais devem-se aos seguintes fatores:
1. atitude do empregado quanto aos benefícios sociais.
2. exigência dos sindicatos.
3. legislação trabalhista e previdenciária imposta pelo governo.
4. competição entre as empresas na disputa pelos recursos humanos; seja para atraí-los ou para mantê-los.
5. controles salariais exercidos